sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A Importância da História Natural da Doença no Diagnóstico Laboratorial


Todos os dias, as unidades de saúde recebem centenas de pessoas que procuram atendimento básico, e no decorrer desses atendimentos os profissionais de saúde se deparam com casos clínicos (HND) bastante semelhantes, com sinais e sintomas que chegam a ser idênticos. É neste tipo de situação que se fazem necessários a solicitação de exames laboratoriais para que se chegue a um diagnóstico preciso.
Na história natural da doença, serão comparados todos os fatos relatados pelo cliente (paciente) a fim de associar esses sinais e sintomas a possíveis diagnósticos, mas com a solicitação de exames laboratoriais para o diagnóstico correto.
Já para o diagnóstico laboratorial, a história natural da doença será também de fundamental importância, pois de acordo com a clinica do paciente, o parasitologista pode já associar a algo que leve àqueles sintomas, principalmente em infecções por microrganismos, tendo um caminho a seguir e tornando assim mais ágil e fácil o trabalho.
A interação entre diagnóstico laboratorial e história natural da doença é de fundamental importância, pois ambos resultados podem ser vistos e associados, dessa forma chegando a um resultado mais preciso do que é a patologia, e desta forma proporcionando uma melhora garantida para o paciente com o tratamento adequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário